Neste dia especial para todas as mulheres, gostaríamos de apresentar histórias de pessoas competentes e inspiradoras, que além de trazer seu protagonismo para o Agronegócio, também representam a presença feminina no setor.
Nossa entrevistada de hoje é Camila Kunz Bocchi, sucessora na empresa familiar AJC Agricultura. Ela, que é membro do Condomínio e-lobobravo.com.br, conta que o processo de trabalhar na propriedade da família junto de seu pai já era um plano natural, mas que foi acelerado em função do nascimento das filhas.

“Minha família sempre esteve ligada ao agronegócio. Meu avô iniciou com atividade leiteira e produção de uvas e com muito trabalho foi crescendo. Meu pai é Engenheiro Agrônomo de formação e minha mãe sempre me inspirou, atuando ativamente na parte administrativa e contábil do empreendimento rural.”

De formação na área de Engenharia Química, Camila atuava em uma multinacional, mas optou por participar ativamente nas fazendas logo após o nascimento da primeira filha. Mesmo contando com o total apoio do marido, a tarefa de conciliar o trabalho, com o tempo de qualidade junto à bebê, se mostrou desafiadora. Alguns meses de retorno da licença maternidade, seu marido também conseguiu uma posição em uma indústria da região e decidiram abraçar totalmente o projeto de sucessão no agronegócio.
De qualquer maneira, foi necessário tempo para entender os processos e a dinâmica da fazenda. Se valendo da capacidade de multi-tarefa, comum às mulheres, começou a absorver demandas dos setores de RH, gestão de pessoas, gestão financeira, comercial, segurança do trabalho, sendo possível aplicar ainda algumas das metodologias que havia absorvido em sua experiência na indústria.

“Sempre quis valorizar o legado que eles construíram em todo esse tempo e também deixar uma marca e o aprendizado para as minhas filhas. Eu acredito que quando temos nosso próprio negócio, conseguimos impactar positivamente mais tantas pessoas da comunidade, valorizando quem trabalham conosco e seus círculos. Aliando assim o desenvolvimento das famílias ao compromisso e comprometimento com fazer o seu melhor.”

Segundo Camila, conciliar o papel de mãe com o seu empreendimento é desafiador. Hoje com duas meninas pequenas, uma de 4 anos e uma de 1 ano, conta que gostaria de conseguir se dedicar ainda mais às atividades do empreendimento, pois a demanda é alta, mas reforça a importância de seu papel maternal na construção de um círculo familiar sólido. Por isso, sempre que possível, mantém também as filhas junto das atividades. Para que isso seja possível, ela ressalta a importância da força da mulher nestes momentos e a fundamental importância de se construir uma rede de apoio, com a família e pessoas de confiança, para que seja possível conciliar tudo em uma rotina bem estabelecida e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *