Dando continuidade a nossa série sobre o tema, temos hoje, compartilhando um pouco sobre sua jornada, o condômino Álvaro Yamamoto, da Agropecuária T. Yamamoto de Castro.

“Acredito que foi meio que natural, a família do meu pai sempre se dedicou à agricultura, desde criança morei na fazenda, então já tinha essa ideia na cabeça. A medida que fui crescendo e chegando a hora de decidir por uma graduação, não tive dúvidas e fui prestar para Agronomia.”

Para Álvaro a transparência e comunicação clara são fundamentais para que as pessoas envolvidas, direta e indiretamente, possam entender e acompanhar o funcionamento da empresa. A partir disso, ter processos estabelecidos, governança e regras bem definidas proporcionam um ambiente para o surgimento de gestores e lideranças.

No caso do condômino, não foi feito nenhum projeto específico para tema, mas sim realizadas algumas medidas pontuais para alinhar o rumo a seguir. Felizmente, contamos hoje com eventos e artigos sobre o tema da sucessão familiar, que apresentam modelos e boas práticas, adaptáveis ao contexto de cada organização.

“Agora mais recentemente, estamos em nossa 3ª geração. Mesmo baseada na Agricultura, nossa empresa tem ingressado também em novos setores, o que nos possibilita mais opções e diversificação”.

O entrevistado ressalta, que o Condomínio Digital  e-camposgerais :: Plataforma de Negociação, além da possibilidade da venda direta da Produção de Grãos e compra de Insumos, vem proporcionando oportunidades de encontro entre os membros, e como sempre buscar informações, trazer oportunidades e a possibilidade de trocar experiências sobre o que vem funcionando.

“Acredito que o Condomínio pode ajudar em um processo de Sucessão Familiar! Como o grupo é formado por muitos produtores que passam por situações semelhantes, e é com certeza, um grupo seleto e diversificado que tem interesse em sempre estar se desenvolvendo buscando novidades no mercado e troca de experiências.”

Tais relatos evidenciam como a sucessão familiar desempenha um papel crucial nos empreendimentos agropecuários, representando não apenas a continuidade de tradições e valores, mas também garantindo a sustentabilidade e o progresso. A transição bem-sucedida de geração em geração não é apenas uma questão de herança, mas sim de assegurar a gestão eficaz dos recursos, inovação constante e a adaptação às mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *