Nossa série de postagens sobre o tema da Sucessão Familiar no Agronegócio tem por objetivo compartilhar informações, exemplos práticos e experiências que possam tornar o Agronegócio e os empreendimentos familiares ainda mais relevantes e resilientes.
Dando continuidade aos cases apresentados, nossa entrevistada de hoje é Ana Kcenia Miranda, do Grupo AK Miranda, de Piraí do Sul – PR.
“Desde cedo, participei com meu pai, Lucio Miranda e meu avô David Hilgenberg Jr., acompanhando eles na fazenda, conhecendo as plantações. Eu tinha a intenção de fazer agronomia e cheguei a cursar por dois anos, mas parei em função de questões familiares. Mesmo assim sempre me mantive próxima aos negócios da família. Com o falecimento do meu pai, meu objetivo foi dar continuidade ao legado deixado por ele e participar do desenvolvimento dos meus filhos (Laura e Antonio Lucio).”
Ana comenta, que ao longo de sua trajetória com os pais, mesmo sem ter o nome “processo sucessório” na fazenda, este processo já vinha sendo exercitado. O pai de Ana, Sr. Lucio Miranda, sempre procurou pelas práticas de vanguarda no Agronegócio e estendeu também esta busca por excelência para a gestão do negócio. Em 2013, ele teve o primeiro contato com a empresa JValério, que representa a Fundação Dom Cabral no PR, visando este aperfeiçoamento na gestão, uma relação de parceria que segue consolidada. Já em 2016, preocupado com o processo sucessório e governança, iniciou trabalhos com a empresa GoNext, com um acompanhamento periódico sobre a temática, que resultou em um processo sucessório capaz de equalizar as questões familiares e patrimoniais. Então, com o passar do tempo Ana assumiu os negócios da família, e, de uma maneira natural, as iniciativas de gestão e governança foram mantidas, proporcionando maior profissionalismo e prosperidade aos empreendimentos.
A troca de experiências e conhecimento entre pais e filhos, assim como o apoio de empresas especializadas, têm se demonstrado bastante relevantes na manutenção da solidez dos empreendimentos familiares. Neste sentido, o Condomínio Digital de Produtores também se apresenta como um ambiente muito favorável para troca de conhecimentos e para fortalecimento de relações comerciais e familiares.