
Experiência empírica, técnicas tradicionais e feeling para gestão integram um valioso patrimônio que não pode ser aprendido apenas nos livros ou em cursos. Muitas vezes sendo fruto de décadas de dedicação e validação prática. A correta transmissão de valores e conhecimentos é parte determinante em um processo de sucessão nos empreendimentos familiares dentro do Agronegócio.
O entrevistado de hoje é o paranaense Márcio Lupion Taques. Segundo o próprio, a escolha de trabalhar no empreendimento da família, foi a continuação do legado construído pelo pai, Sr. Cyro Ribas Taques, que lhe transmitiu não somente o valor do negócio, mas o amor à terra.
Segundo o Gestor da Sementes Redomona, o primeiro passo na sucessão já foi dado, com a inclusão da terceira geração da família nos negócios. Hoje, o projeto está na etapa de estruturação organizacional do empreendimento e na implementação de ferramentas de gestão específicas, que serão seguidas por implementação de um modelo de governança estruturado.
“Ainda não chegamos no projeto de sucessão propriamente dito, pois estamos trabalhando na estrutura organizacional da empresa e implementando ferramentas de gestão, que serão seguidas por implementação de um modelo de governança para então obtermos sucesso num plano de sucessão. Mas podemos dizer que o primeiro passo na sucessão já foi dado com o sucesso na inclusão da terceira geração da família nos negócios.”
Quanto ao processo, o que Marcio considera mais relevante quando falamos sobre uma Sucessão Familiar bem sucedida sucesso, é o fato do gestor ou patriarca conseguir executar a sucessão ainda atuando na empresa, proporcionando assim uma transição harmônica, de maneira que a operação não seja afetada. Pontos como dialogo, capacitação, transparências e bom relacionamento são fundamentais para aumentar a assertividade.
Contudo, é importante ressaltar que também existem desafios que não podem ser subestimados. A resistência à mudança, as diferentes habilidades entre os herdeiros e capacidades de gestão podem ser fatores chave na transição. Portanto, um planejamento antecipado e a capacidade de delegar funções são necessários para garantir que a sucessão ocorra de maneira eficiente e eficaz.
Já quando falamos de Condomínio Digital de Produtores, Márcio, que é membro do e-camposgerais :: Plataforma de Negociação acredita que o condomínio reúne produtores de excelência em diversos estágios, tanto em maturidade empreendedora, quanto na sucessão familiar especificamente, o que possibilita trocas de experiências diferenciadas sobre o tema. Além disso ressalta os benefícios primários da participação nos Condomínios Digitais: a facilidade para realização de negócios vantajosos ao produtor, tanto na venda da produção, quanto na aquisição de insumos, como inoculantes, adjuvantes e micronutrientes.